loader
Exames laboratoriais podem ser feitos em muitos tipos de líquidos corporais, além do sangue. Com frequência, esses líquidos são testados em lugar do sangue porque fornecem respostas mais diretas sobre o que está ocorrendo em uma parte específica do corpo.

As amostras em geral são colhidas em um frasco (urina, sêmen) ou inserindo uma agulha em uma cavidade do corpo e aspirando o líquido com uma seringa (líquido cefalorraquiano, líquido pericárdico etc). Para informações adicionais sobre como as diversas amostras são colhidas, leia Colheita de amostras para exames.

Depois da colheita, podem ser feitos diversos exames, incluindo bioquímicos, microscópicos e exames para doenças infecciosas.

Para alguns líquidos corporais, como líquido pleural, pericárdico ou peritoneal, é importante determinar se o líquido é um transudato ou um exsudato, o que ajuda o diagnóstico da doença presente.
CONHEÇA NOSSOS OUTROS EXAMES

Preventivo

Exame de rastreamento para detectar alterações nas células do colo uterino.

Saiba +

Anátomo Patológico (biópsias)

Consiste na avaliação macro e microscópica de tecidos e células de um paciente.

Saiba +

Captura Híbrida

Exame molecular capaz de diagnosticar o vírus do HPV.

Saiba +

Imunohistoquímico

Processo de detecção da expressão de proteínas localizadas nas células dos tecidos utilizando o princípio antígeno/anticorpo.

Saiba +

Imunofluorescência

Técnica que possibilita a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares.

Saiba +

KRAS

Proteína de ligação GDP/GTP auto-regulada que atua como um iniciador na transdução de sinal para proliferação.

Saiba +